Eu adoro entrevistar imigrantes incríveis e bem-sucedidas como a Jaqueline Olsen. Ela é brasileira, mora na mesma cidade que eu e é presidente da ALBA, Associação que reune imigrantes cuja língua materna é a Língua Portuguesa. A ALBA promove eventos como carnaval das crianças, festa junina, Natal, festival de comidas típicas, corrida, quase todas voltadas para nossos pequenos. Eu admiro muito o trabalho dela por possibilitar a nós imigrantes vindos do Brasil, Portugal e África um gostinho da terra Natal. Leiam a entrevista completa aqui.

Por que você veio para a Noruega?

Em 2006, depois de 2 anos juntos, finalmente nos casamos oficialmente, pois fui morar na Noruega. Assim nos casamos no cartório e celebramos em seguida com a família do meu esposo e amigos mais chegados em um jantar simples e inesquecível.

Quais foram os maiores desafios?

O clima, o idioma, a alimentação.Quando eu me casei, não sabia cozinhar quase nada, mas me acostumei a praticidade da cozinha norueguesa e aprendi muitas receitas.Apesar da saudade da família (do almoço de domingo por exemplo), quem decide sair da casa dos pais amadurece e aprende a valorizar a família.

Quais são as vantagens de morar na Noruega?

1. Segurança: Morar na Noruega significa livrar-se de um grande peso que nos assola em terras tupiniquins: roubo, sequestro e outros tipos de violência.

2. Educação de qualidade gratuita e alta qualidade de vida: Um dos “sonhos de consumo” dos brasileiros é ter a possibilidade de frequentar uma escola ou universidade de qualidade e não ter que pagar por isso. Na Noruega isso é um fato concretíssimo, já que o governo gasta mais de 6.6% do seu PIB em educação (especialmente primária e secundária).

Todas essas razões fazem da Noruega um país dos sonhos, mas para tirar proveito de todos esses benefícios é necessário fazer alguns sacrifícios. O clima, o idioma e a comida podem ser pontos problemáticos durante os primeiros anos de adaptação ao país.

3. Igualdade de gênero: Ainda que não seja 100%, a Noruega caminha para uma igualdade de gênero mais justa e trabalha fortemente para que isso seja implementado em todos os setores, oferecendo até mesmo um sistema de cotas. As mulheres representam 45% do governo do país. Além disso, as tarefas domésticas são divididas igualmente entre um casal, principalmente se tiverem filhos. Neste último caso, os homens participam ativamente da educação das crianças e é bem comum ver pais sozinhos empurrando carrinhos de bebê pelos parques.

4. A paisagem é de tirar o fôlego : Morar na Noruega significa estar em meio a um cenário digno de histórias mitológicas. Não importa se for uma viagem de carro ou de trem, a paisagem é deslumbrante.

Posso citar também outros fatores como o trabalho, a criação de filhos e a pouca diferença social. A Noruega é um dos melhores países da Europa para se trabalhar. Porém, ultimamente está mais complicado arrumar emprego devido ao aumento do fluxo migratório no país.

Como você faz da Noruega o seu lar?

É um processo de adaptação contínua. No começo, era apenas um novo país, mas quando comecei a frequentar eventos familiares, ir para grupos de idiomas, fui desenvolvendo uma rede de amigos fora do trabalho. Foi preciso ter paciência, mas valeu a pena esperar. Dediquei muito tempo e esforço para aprender a língua, a cultura, a história e a política norueguesa, e isso também me ajudou muito.

Hi there 👋
It’s nice to meet you.

Sign up to get the posts + behind the scenes stories every month.

We don’t spam! Read our [link]privacy policy[/link] for more info.

Please leave a comment here. I'd love to hear your input. :-)