Se você veio do Brasil ou outros países latinos, sabe bem que o inverno aqui na Noruega é bem diferente. Dias curtos, sol tímido, a noite cai a partir das 16.00. Tudo isso pode mexer com nosso corpo, hormônios. Muitas pessoas se sentem tristes, vulneráveis e até mesmo depressivas nessa época do ano. A saudade da família e do sol aumenta muito.

Era novembro de 2013, meu primeiro ano morando na Noruega. Eu saía da escola de norueguês à tarde, e já estava escuro. Chovia e ventava sem parar. A chuva caía horizontalmente, sem chance para guarda-chuvas. Tínhamos luz acesa em casa durante o dia todo. Eu, que sempre fui alegre, pateta e otimista, de repente me vi triste sem motivo aparente. O casamento ia bem, eu estava saudável, ninguém morreu na família. Mas a tristeza continuava. Eu mal me reconhecia. Aí acendeu a luz de alerta. Eu estava triste e era difícil melhorar.

Pedi ajuda ao Rogério, grande amigo lá do Rio de Janeiro: “Por favor, me mande alguma coisa hilária. Eu preciso rir!!” pedi pra ele. Ele me mandou um vídeo de um comediante exagerando na maquiagem. Aquelas gargalhadas me salvaram o dia, a semana.

A partir daquele inverno, resolvi tomar atitude e descobrir maneiras de me manter feliz mesmo no escuro e longo inverno norueguês. Espero ajudar você também. Meu Guia de Sobrevivência ao Inverno Norueguês.

1- Mexa seu corpo. Vá à academia mesmo cansado ou sem tempo. Acredite: você vai sair mais feliz do que quando entrou. Uma alternativa é fazer caminhada ou corrida ao ar livre. Aqui na Noruega dá pra usar roupas de chuva e sair numa boa. (Vou falar mais profundamente disso em outro post). Outra alternativa é: dance, dance, dance. Bote uma música animada e liberte-se.

2- Ilumine a sua casa. Eu pensava que velas eram só românticas, mas elas expressam aconchego e calor emocional. Na IKEA tem velas baratas e de ótima qualidade. Acenda a lareira, se tiver uma. Essas sim, aquecem de verdade. Eu ainda luto para conseguir acender a lareira sozinha. Após umas oito tentativas a cada vez, costumo conseguir.

3- Maratone séries na tv. Eu prefiro comédias no inverno. Tenho várias pra recomendar. Na tv norueguesa, adoro Parterapi, na NRK. E Neste Sommer, na TV Norge. Um filme divertido americano é “We’re The Millers” com Jennifer Aniston.

4- Vitamine-se. Carência de vitamina D e ômega 3 e 6 pode contribuir para o baixo astral. Eu sempre tomo essas no inverno. A vitamina D é produzida pelo sol em contato com a nossa pele. Por isso muitas pessoas tem nível baixo dessa vitamina no inverno. Mas cuidado com a hipervitaminose. Consumir demais vitaminas pode causar sobrecarga no organismo e problemas. Bom checar com o médico antes.

5- Cozinhe por prazer. Quando me mudei pra Noruega, eu mal sabia fritar um ovo. Como estava interessada (e necessitada), fui procurando vídeos ensinando a fazer as receitas que eu queria. Comecei pelo risoto e agora já sei fazer vários pratos e sobremesas. Um bolo de cenoura com cobertura de chocolate tem o seu lugar pra me deixar feliz. Leite condensado dá pra comprar no Meny. Também curto fazer receitas típicas da Noruega como boller, bolo de rabarbra, etc.

6- Encontre seus amigos. Saia de casa. Mesmo quando está chovendo, ventando, escuro e frio. O difícil é colocar os pés pra fora de casa. Depois você verá que vale a pena. Falar com outras pessoas ajuda você a sair de si mesmo e da sua tristeza. Dá pra esquecer dos problemas, trocar com os outros e rir junto.

7- Procure ajuda. Pode ser difícil detectar que há um problema. Se perceber que a tristeza dura mais do que o necessário, procure ajuda. Pode ser alguém da família, do trabalho, um amigo, vizinho. Os noruegueses gostam de ajudar, mas tem vergonha de se intrometer. Dê o primeiro passo e verá quanta gente boa existe por aí.

8- Aproveite o sol. Eu sei, ele é tímido no inverno, mas dias ensolarados valem a pena pra alegrar a gente. Saia em busca do sol, ou mesmo vá pra janela e deixe a luz do sol iluminar você.

9- Música é mágica. Música tem o dom de nos contagiar e mudar nosso astral em segundos. Escolha suas favoritas, compile uma lista ou encontre uma no Spotify. Uma das minhas favoritas levanta astral é Dancing Queen, do ABBA.

É impossível controlar o tempo, mas podemos encontrar ferramentas para controlar nosso humor.

Hi there 👋
It’s nice to meet you.

Sign up to get the posts + behind the scenes stories every month.

We don’t spam! Read our [link]privacy policy[/link] for more info.

Please leave a comment here. I'd love to hear your input. :-)