Sim, é possível se aconchegar a amar o inverno na Noruega. Tenho meus itens favoritos e adoraria saber dos seus.

1- A Neve. Sim, com N maiúsculo. A Neve é como uma entidade, algo que eu queria muito conhecer. Só tinha visto em filmes. Nas viagens que fiz ao exterior, era sempre primavera, nunca tinha visto neve antes. Que paz, que serenidade, que lindo!! Andar na neve, quando ela está fofinha e nova é uma delícia. O barulhinho das botas na neve quando piso faz lembrar a areia da praia. A neve ilumina as noites escuras de inverno e traz tanta paz. Eu me permito brincar na neve como os pequenos. Eu me jogo na neve, fazendo anjos. Sou a única adulta correndo para fazer guerra de bolas de neve, mas tudo bem. Tenho que botar todo aquele sonho da infância pra fora. Acho lindo, mágico, e espero ter neve no Natal, apesar de na minha cidade nevar pouco.

2- As cabanas. Ou hytter, como se diz aqui. Chalés de madeira, pequenos, com lareira, super charmosos. A gente acorda no clima de neve e montanha. Pode sair para esquiar, passear, ou sentar no sofá e ler um bom livro (no caso de pessoas sem filhos pequenos em casa). Em toda Noruega é possível alugar hytter, ou chalés na montanha e aproveitar a neve ao máximo. Muitos noruegueses tem chalés. É parte da cultura daqui. O contato com a natureza, sair da rotina das cidades, a família passa mais tempo de qualidade junta. Existem chalés de todo tipo. Os mais antigos e tradicionais tem banheiro externo, quando tem. Os chalés mais modernos, de 10 anos pra cá, tem mais conforto e banheiro interno com ducha. Confesso que prefiro os chalés modernos. Como boa brasileira, tomo banho diariamente.

3- Esquiar. É um tema polêmico. Eu já caí e me lasquei algumas vezes. Para evitar colidir com uma outra pessoa, me joguei pro lado, torci o joelho e precisei de fisioterapia. Fico bem mal humorada quando a neve está dura, coberta de gelo porque escorrega muito e tenho zero controle, e ainda por cima tenho que descer uma montanha para chegar a uma trilha. Vou descendo em ziguezague, meio sentada nos esquis, levo meia hora para chegar e chego lá no sopé da montanha xingando. Mas quando a neve está macia, eu amo esquiar cross country pelas trilhas mais planas ou pouco inclinadas. Posso esquiar durante horas, adoro o barulhinho “chiu-chiu” que os esquis fazem. Adoro os efeitos dessa atividade no meu corpo! É um esporte bem completo. Eu me sinto livre e integrada à natureza. As famílias norueguesas levam seus filhos pequenos junto, em trenós puxados pelos adultos. Consegui levar minha filha no trenó uma vez e me senti a mulher maravilha.

4- Chocolate quente, ou Kakao. O leite daqui é muito saboroso. É diferente do leite do Brasil, muito pasteurizado. O pó de cacau é menos doce, sabor mais natural. Sentar perto da lareira e saborear um chocolate quente é super aconchegante. Aos mais animados, pode-se adicionar um pouco de Bailey’s. Aqui é comum levar chocolate quente numa garrafa térmica durante os passeios na montanha, com ou sem neve.

5- As roupas. A Noruega é especialista em roupas de lã. Modernas e tradicionais, para usar por fora e por dentro das roupas básicas, fininhas e ao mesmo tempo quentes, permitem à pele respirar e trocar calor. Elas absorvem o suor. Merino wool é um tipo de lã muito usado aqui. Eu uso as roupas de baixo de lã no dia-a-dia aqui e ainda mais no chalé. Uma blusa dessas de baixo é suficiente para ficar dentro de casa. Dispensa casacões dentro de casa. Por falar em casacões, os casacos daqui são imbatíveis. Bonitos e funcionais, de todas as cores e tamanhos. Alguns à prova d’água, outros resistentes ao vento, uns para frio moderado e outros para o frio polar. Não é à toa que os noruegueses dizem: “Não existe tempo ruim, existem roupas ruins.”

6- Banheiros quentinhos. Ao contrário do Brasil, a parte mais quente de uma casa na Noruega é o banheiro. São aquecidos por eletricidade. O chão é quentinho, super aconchegante. Dá pra tomar banho no inverno numa boa. Isso facilita muito para nós mães, que costumamos nos refugiar no banheiro para termos cinco minutos sozinhas.

7- Pepperkake, ou casa de biscoito de gengibre. Tradicional aqui na Noruega, você compra a massa pronta no supermercado, abre a massa com um rolo, corta no formato que quiser: casa, boneco, estrela, etc. Leva ao forno durante 8 minutos e está pronto. O cheirinho de biscoito invade a casa toda. É super aconchegante e delicioso. Aqui, as pessoas costumam enfeitar as casinhas de biscoito com jujubas, m&ms, fazem glacê colorida e fica muito legal. Elas deixam as casinhas prontas em cima da mesa, como enfeite, até acabar o Natal. Depois comem. As casas que já fiz ficaram meio tortas, mas é super divertido. Algumas escolas e museus exibem uma cidade miniatura toda de biscoito, com várias casinhas, igreja, estádio de futebol, ponto de ônibus, é muito lindo. No museu é aberto ao público, podemos votar no mais legal, que ganha prêmio depois.

Nossa casinha de biscoito do ano passado.

8- Visitar os amigos. Outro tema polêmico. Como o inverno aqui costuma ser longo e com vento, chuva, tempo ruim, os noruegueses costumas ficar mais tempo em casa. Por isso, eles cuidam muito bem das suas casas. Cuidam de decorar, renovar, gostam de cozinhar e de receber os amigos. As pessoas se encontram muito mais nas casas do que em restaurantes e bares. Tudo é mais família aqui. No início, quando me mudei pra cá, os tais jantares eram um sofrimento pra mim, porque eu mal falava a língua. Alguns me perguntavam, gentilmente se eu preferia falar inglês. Não adiantava eu dizer que sim, por favor. Durava só cinco minutos. Eram horas e horas de bate papo em norueguês e eu lutava pra acompanhar. Perdi várias piadas e também ri na hora errada, causando um climão. Hoje em dia eu adoro, falo pra caramba, pergunto e respondo, me divirto, já experimentei pratos típicos deliciosos, acho bem aconchegante.

P.S. Dica pra você que vai se mudar pra Noruega ou vai visitar amigos noruegueses: use boas e belas meias. Os sapatos ficam na entrada da casa, então pode ser qualquer bota Sete léguas de plástico que ninguém vai ver. Mas você estará de meias durante cinco horas na casa das pessoas. Use boas meias.

Hi there 👋
It’s nice to meet you.

Sign up to get the posts + behind the scenes stories every month.

We don’t spam! Read our [link]privacy policy[/link] for more info.

3 Responses

  1. Vou à Noruega uma vez ao ano e já fui em todas as estações . Acho tudo lindo !
    As suas dicas são essenciais 👍

Please leave a comment here. I'd love to hear your input. :-)